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03/07/2015 - ANTIGOS DITADOS

Antigos Ditados de Moto:

- Em uma moto não dá para levar tudo o que você quer, mas cabe tudo o que você precisa.
- O melhor despertador que existe é o sol no cromado.
- Às vezes, a maneira mais rápida de chegar no destino é parar e dormir por uma noite.
- A vida começa aos 40, mas fica mais interessante depois dos 120 km/h.
- Sempre estacione sua moto de ré na guia e onde você possa vê-la.
- Um tanque cheio é o remédio ideal pra esvaziar a cabeça.
- Uma moto em um trailer é como um pássaro em uma gaiola.
- Se não dá pra consertar com WD-40, duct tape ou arame, então é grave.
- Quatro rodas movem o corpo, duas rodas movem a alma.
- Pilote até o trabalho e trabalhe para pilotar.
- Você começa a vida sobre duas rodas com um pote cheio de sorte, e outro de experiência vazio.
- Inseto de noite na estrada tem o mesmo gosto ruim do inseto de dia.
- É preciso muito mais amor pra se dividir o assento de uma moto do que uma cama.
- A única visão bonita de uma tempestade é a que ficou para trás no seu retrovisor.
- Às vezes é preciso uma estrada cheia de curvas para se pensar direito.
- Andar mais rápido que todo mundo só garante que você vai andar sozinho.
- Nunca hesite em rodar além do último poste de luz da cidade.
- Se você não roda na chuva, você não roda.
- Uma moto na estrada vale mais do que três na garagem.
- Respeite quem viu o lado negro do motociclismo e sobreviveu.
- Motociclistas jovens escolhem um destino e vão. Motociclistas experientes escolhem uma direção e vão.
- Um bom mecânico não vai cobrar nada para deixar você assistir ele trabalhar.
- Qualquer problema fica melhor com seus joelhos no vento.
- Boas botas de pilotar não são boas de caminhar.
- Às vezes, as melhores conversas acontecem sem palavras, em motos diferentes.
- Um bom café tem a mesma cara de um óleo 50w.
- Um amigo de verdade é aquele que vem te ajudar quando a moto quebra as duas da manhã no meio do nada.
- Não lidere o trem se você está perdido.
- Todo mundo cai. Outros voltam. Outros não. Outros não podem.
- Se tem moto estacionada fora, a comida dentro é boa.
- Couro fino é bonito de olhar, feio de cair.
- Sempre troque a peça mais barata primeiro.
- Só um motociclista sabe o que um cachorro sente quando bota a cabeça pra fora no carro.
- Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que andam de moto, e as que gostariam de andar.

23/01/2014 - Algumas Dicas pra quem anda de moto !!!!

Algumas Dicas pra quem anda de moto !!!!


1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e sempre acabam PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você sabe pegar onda, por acaso?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu achei que ele ia… ".

5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo
Tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (e se você tiver acumulado méritos para conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.

13. Olhe os retrovisores
Olhe os espelhos retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veículo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas são agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo enfeite na grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas sinuosas e pistas de corrida. "Entre devagar, saia rápido" é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na eficiência da polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE alguns dedos sobre o freio dianteiro
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (e talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!

20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h , ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda "DO NADA".

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros . Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h , em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, ali por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa de "PARE"
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso pode forçar uma decisão imediata, sob pressão e sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h , você vai ver que cair no meio do trânsito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 quilos, por favor não tente rodar por aí em uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima big trail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
Acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre num vício de cruzamentos iguais
Procure placas de "PARE" mesmo depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o tráfego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no meio do mato. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os "desgarrados".

31. De tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros !

32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.

33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem com atenção para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão. Se não era nada, melhor.

35. BUM!!! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz embaixo de você, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use o freio bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma forte chuva tropical, e você nunca sabe o quanto ele está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 100 mil.

38. Vista roupas adequadas
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao clima. Se você está com muito frio ou com muito calor ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda Calipso. A única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido como brinde para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original à direita, e vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas dos outros veículos te chamam a atenção porque piscam? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vai alertar o tráfego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veículo imaginário entre sua moto e o veículo à frente para evitar que outro veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, pela metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado movendo apenas sua atenção, sem mover os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente, você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou de tudo…

46. É mais difícil ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque viseiras escuras pelas transparentes.

47. Não trafegue perto ou ao lado de caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo por ele.

48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima = pneus CANTAM ligeiramente, mas a roda NÃO TRAVA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade. E não use pneus de marcas diferentes ou novo com usado na dianteira e na traseira, isso muda completamente a estabilidade da moto.

50. Respire fundo Conte até 10. OU até 100.
Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar sua vida e ir para uma cadeira de rodas ou um caixão

Autor desconhecido.

Fonte: http://www.triciclomania.com.br/noticias13.php

17/10/2012 - VIVA A VIDA!

 


Quando andamos de motocicleta, notamos que a maioria das pessoas não dá bola. Nem olha. Não, não queremos ser admirados quando passamos, até porque sabemos que vocês não sabem quem é o cara, ou o “mala”, se preferirem, que esta pilotando. Portanto, não é prá nós que as pessoas deveriam dirigir seus olhares, mas, talvez, pra moto, que mereceria ao menos uma olhadela de canto de olho, pois trata-se de uma das melhores máquinas que o ser humano já criou e foi feita para sonhadores. Notamos, também, que esse fato inverte-se quando passamos por crianças, pois elas olham, nos abanam, sorriem e você consegue ver aquele brilho no olho. E sabem porquê? Porque elas sonham. Sonham em ser felizes, não especificamente com uma motocicleta, mas elas sabem que, se tem um motociclista feliz passando, é porque ele conseguiu realizar seu sonho e elas, imediatamen te, intue m que também poderão realizá-los, com ou sem motocicleta. Preveem, naquele exato instante em que estamos passando, um futuro brilhante, lindo, pleno, de paz e felicidade. Aquele brilho no olho diz isso. Podemos sentir. Assim como sentimos que a maioria dos adultos não têm esse brilho, pois não sonha mais. Já se entregou à dura realidade da sua vidinha e não fará nenhum esforço adicional para mudá-la. Lamenta tudo a sua volta: o time, a esposa, o emprego, os filhos, o chefe, o governo e esse maldito motociclista, principalmente por saber que esse “fdp” está feliz. Aguarda apenas a passagem do resto de sua vida. Se você é um desses, mude isso! Nunca é tarde! Busque o seu brilho no olho novamente, que está escondido em algum cantinho desse cérebro imenso e desleixado. Não apenas quando passa um motociclista, mas quando passa um carro, um amigo, quando vê uma flor, um jardim, uma casa bonita, uma cidade limpa, pessoas se cumprimentando, namorando ou apena s tomando um chimarrão. Mude a sua rotina, o seu modo de vida! Lute e reconquiste aquele brilho no olho. Volte a sonhar como criança novamente!


Maurício Hermann

10/09/2012 - O bom relacionamento entre motoclubes e motociclistas

O bom relacionamento entre motoclubes e Motociclistas

04 de Setembro de 2012

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Em Brasília todo final de semana é visível a enorme quantidade de motocicletas, de todas as cilindradas, circulando por nossas avenidas largas e bem pavimentadas.


Para que haja uma boa relação entre todos os componentes de motoclubes, motogrupos, motocarclubes, com os motociclistas em geral é necessário que haja um bom relacionamento entre os que participam destes passeios, deslocamentos e encontros motociclísticos.


A interação entre Motoclubes deve ser um ideal a ser perseguido por todos. Procurando sempre fazer valer o respeito que eles merecem da sociedade e demais motociclistas. Todos devemos promover a confraternização. É importante começar pela escolha do nome do MC que deverá expressar o respeito que desejamos ter da sociedade.


Os Motoclubes devem estimular a prática de passeios motociclísticos e a integração dos motociclistas com o meio social como um todo. Eles devem desempenhar atividades de caráter beneficente e de assistência social, a parte mais importante, e ainda promover e divulgar o motociclísmo como algo sadio, bem como suas normas de segurança.


O Motoclube deve sempre que possível, lutar por um motociclísmo sério, responsável e fraterno.


A interação/integração entre motoclubes deve ser um ideal a ser perseguido por todos, pois assim serão estabelecidos fóruns de discussão e ajuda para os mais variados problemas que hoje enfrentamos. Entretanto para tudo isto aconteça a segurança se faz necessária.


Quem viaja nas rodovias nos finais de semana e feriados prolongados, pode observa a quantidade de motocicletas trafegando em grupos, sozinhos ou com garupas. Percebemos nitidamente a falta de preparo dos motociclistas, colocando em risco sua vida, da garupa e dos demais usuários da via.


Realizam ultrapassagens indevidas, trafegam e ultrapassam pelo acostamento, imprimem excesso de velocidade, transportam bagagem de maneira errada, desestabilizando a motocicleta. Não sabem entrar em uma curva e quando viajam em grupo, andam emparelhados, lado a lado, sem sinalização de segurança.


Além disto, não se colocam na visão do motorista, principalmente dos caminhões. A falta deste cuidado, esta diferença moto x caminhão, sempre termina vitimando o mais fraco.


Antes de se aventurar nas estradas ou na cidade é necessário conhecimento. Porque qualquer erro pode ser fatal. Razão pela qual a sinalização de segurança se faz necessária.


Para que ocorra esta interação é necessário que os motociclistas conheçam e aprendam a sinalização de segurança. Ela é a mais pertinente, que realmente proporcionará segurança a quem está pilotando e a quem vem a sua retaguarda, podendo ser um membro de seu motoclube ou mesmo outro motociclista. Se houver uma padronização nos procedimentos, com certeza o acidente será evitado.


No meu livro MOTOS NA ESTRADA ensino a sinalização que poderá ser utilizada em deslocamentos de motoclubes, duplas de motociclistas, grupo de motociclistas ou mesmo motos que se encontrem na estrada em deslocamento.


É com esta sinalização que o motociclista vai ter segurança e se orientar, sabendo qual o sentido que a moto à sua frente vai seguir. Sinalizar buracos na pista, óleo, quebra molas, mudança de faixa, parada e saída de pista. Tudo isso usando uma simples sinalização com o braço esquerdo.


A segurança é muito importante e no CTB (Código de Trânsito Brasileiro),  somente o artigo 244 trata sobre motocicletas. Sendo muito pouco tratado esse assunto, tendo em vista as proporções que este veículo tem hoje, já sendo praticamente o principal da maioria dos brasileiros e de suas famílias.


Precisamos permanecer unidos. Porque leis estão sendo editadas sem conhecimento de causa e a motocicleta e o motociclista necessitam de muitas coisas, sendo a mais importante de todas, a segurança no conturbado trânsito de hoje.


Motociclista, mototaxista, motofretista, motoboy, motoclubes, motogrupos e todos os nomes que denominamos, todos estão no mesmo trânsito e por isso a sinalização tem de ser pertinente a todos.


O mais importante é a segurança sempre.


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