Em Brasília todo final de semana é visível a enorme quantidade de motocicletas, de todas as cilindradas, circulando por nossas avenidas largas e bem pavimentadas.
Para que haja uma boa relação entre todos os componentes de motoclubes, motogrupos, motocarclubes, com os motociclistas em geral é necessário que haja um bom relacionamento entre os que participam destes passeios, deslocamentos e encontros motociclísticos.
A interação entre Motoclubes deve ser um ideal a ser perseguido por todos. Procurando sempre fazer valer o respeito que eles merecem da sociedade e demais motociclistas. Todos devemos promover a confraternização. É importante começar pela escolha do nome do MC que deverá expressar o respeito que desejamos ter da sociedade.
Os Motoclubes devem estimular a prática de passeios motociclísticos e a integração dos motociclistas com o meio social como um todo. Eles devem desempenhar atividades de caráter beneficente e de assistência social, a parte mais importante, e ainda promover e divulgar o motociclísmo como algo sadio, bem como suas normas de segurança.
O Motoclube deve sempre que possível, lutar por um motociclísmo sério, responsável e fraterno.
A interação/integração entre motoclubes deve ser um ideal a ser perseguido por todos, pois assim serão estabelecidos fóruns de discussão e ajuda para os mais variados problemas que hoje enfrentamos. Entretanto para tudo isto aconteça a segurança se faz necessária.
Quem viaja nas rodovias nos finais de semana e feriados prolongados, pode observa a quantidade de motocicletas trafegando em grupos, sozinhos ou com garupas. Percebemos nitidamente a falta de preparo dos motociclistas, colocando em risco sua vida, da garupa e dos demais usuários da via.
Realizam ultrapassagens indevidas, trafegam e ultrapassam pelo acostamento, imprimem excesso de velocidade, transportam bagagem de maneira errada, desestabilizando a motocicleta. Não sabem entrar em uma curva e quando viajam em grupo, andam emparelhados, lado a lado, sem sinalização de segurança.
Além disto, não se colocam na visão do motorista, principalmente dos caminhões. A falta deste cuidado, esta diferença moto x caminhão, sempre termina vitimando o mais fraco.
Antes de se aventurar nas estradas ou na cidade é necessário conhecimento. Porque qualquer erro pode ser fatal. Razão pela qual a sinalização de segurança se faz necessária.
Para que ocorra esta interação é necessário que os motociclistas conheçam e aprendam a sinalização de segurança. Ela é a mais pertinente, que realmente proporcionará segurança a quem está pilotando e a quem vem a sua retaguarda, podendo ser um membro de seu motoclube ou mesmo outro motociclista. Se houver uma padronização nos procedimentos, com certeza o acidente será evitado.
No meu livro MOTOS NA ESTRADA ensino a sinalização que poderá ser utilizada em deslocamentos de motoclubes, duplas de motociclistas, grupo de motociclistas ou mesmo motos que se encontrem na estrada em deslocamento.
É com esta sinalização que o motociclista vai ter segurança e se orientar, sabendo qual o sentido que a moto à sua frente vai seguir. Sinalizar buracos na pista, óleo, quebra molas, mudança de faixa, parada e saída de pista. Tudo isso usando uma simples sinalização com o braço esquerdo.
A segurança é muito importante e no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), somente o artigo 244 trata sobre motocicletas. Sendo muito pouco tratado esse assunto, tendo em vista as proporções que este veículo tem hoje, já sendo praticamente o principal da maioria dos brasileiros e de suas famílias.
Precisamos permanecer unidos. Porque leis estão sendo editadas sem conhecimento de causa e a motocicleta e o motociclista necessitam de muitas coisas, sendo a mais importante de todas, a segurança no conturbado trânsito de hoje.
Motociclista, mototaxista, motofretista, motoboy, motoclubes, motogrupos e todos os nomes que denominamos, todos estão no mesmo trânsito e por isso a sinalização tem de ser pertinente a todos.
O mais importante é a segurança sempre.